Ir direto para menu de acessibilidade.

Auditoria Interna da Unifesspa apresenta plano de atividades para 2017

Última atualização em Sexta, 27 de Julho de 2018, 11h11 | Acessos: 117

audinplanoanual2017A auditora geral da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), Júlia Silva de Paulo, apresentou, nesta quinta-feira (26), ao Conselho Superior de Administração (Consad) o Plano de Atividades de Auditoria Interna para este ano (Paint 2017).  O Plano Anual, aprovado por unanimidade, contempla um conjunto de ações da auditoria, visando a otimização e o controle da gestão da Universidade.

Dentre as ações de auditoria a serem desenvolvidas no próximo ano estão a verificação da execução das ações de assistência estudantil. No período de 1º de abril a 31 de maio, a Audin vai analisar 20% dos auxílios estudantis concedidos até o fim do 4º período/2016 pela Unifesspa ao aluno em vulnerabilidade sócio-econômica. Nesta ação, será observado o cumprimento das metas físicas e/ou financeiras do programa de assistência ao estudante.

Na área de gestão de pessoas, a Audin vai analisar o cumprimento das normas em relação ao afastamento dos servidores para participação em programas de pós-graduação, observando se foram cumpridos os prazos para o retorno e entregues as comprovações das obtenções dos respectivos títulos (mestrado/doutorado).

Ao longo de 2017, a Audin também fará o assessoramento aos diversos setores da Instituição, visando à eficiência e eficácia dos controles, além do acompanhamento e assistência necessária aos auditores da CGU e do TCU por ocasião de suas visitas à Instituição. A Audin incluiu, ainda, em seu Plano de Atividades, ações de capacitação para aprimorar o trabalho da equipe da auditoria.

“Todas as atividades previstas no Paint objetivam agregar valor à gestão, apresentando subsídios para o aperfeiçoamento dos processos da gestão e dos controles internos, por meio de orientações, recomendações e demais atividades necessárias ao cumprimento da legislação aplicável para a promoção dos objetivos institucionais nos aspectos de eficiência, eficácia, efetividade e economicidade da gestão.  Vamos, ainda, executar ações em conjunto com os demais segmentos da Instituição (Pró-Reitorias, Unidades Acadêmicas e Administrativas), no sentido de orientar e acompanhar a melhoria/implantação dos controles internos, com vistas à eficiência e eficácia das atividades e na busca pelo atendimento dos preceitos normativos", detalhou a auditora geral.

novoservidor audin

Novo espaço físico e reforço na equipe

Como parte do processo de implantação e fortalecimento da Auditoria, a unidade recebeu um reforço na equipe e passou a funcionar em novo espaço. No mês de outubro de 2016, a titular que era a única integrante da Audin recebeu o assistente administrativo Henrique Silva de Souza. No mesmo mês, a Audin também passou a funcionar em sala própria, na Unidade III, do Campus de Marabá. A Auditoria ainda aguarda novos servidores para compor o quadro de pessoal, a exemplo de um contador.

A auditora destacou a necessidade de desenvolvimento de estudos para avaliar a estrutura e a eficiência dos controles internos administrativos, para posterior avaliação e gestão dos riscos institucionais. "Neste contexto, a Audin pretende, inicialmente, desenvolver ações conjuntas com a Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas – PROGEP, no sentido de se acompanhar os trabalhos no processo de produção do “Dimensionamento de Recursos Humanos”, justamente objetivando conhecer os macroprocessos institucionais, para execução de futuros trabalhos por parte da Unidade de Auditoria Interna", acrescentou.

Durante a apresentação do Plano Anual, a auditora também divulgou o site da Auditoria da Unifesspa. Toda a comunidade já pode acompanhar as ações da Auditoria pelo endereço https://audin.unifesspa.edu.br/. No espaço serão disponibilizadas informações e documentos produzidos pelos órgãos do sistema de controle interno e externo e pela própria Audin.

MATÉRIA PRODUZIDA PELA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA UNIFESSPA, EM 26 DE JANEIRO DE 2017.